28 de out. de 2009

PROGRAMA OLGA BONGIOVANNI - BULLYING

Eu e a apresentadora Olga Bongiovanni em uma entrevista sobre Bullying Escolar

AS INTERFERÊNCIAS DO BULLYING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
(AUTORA:Lilian Lunkes Fernandes)
"Bullying é um termo utilizado para denominar comportamentos agressivos, anti-sociais, ofensivos e pejorativos, no que se refere aos estudos de violência escolar, em outros países recebe outras denominações, este termo é utilizado para descrever um conjunto de atitudes agressivas, físicas ou orais, intencionais e repetitivas, que causam intimidação na vitima dentro do ambiente escolar.
Esta violência pode gerar na criança diversas conseqüências que podem ser: físicas, psicossociais e psicológicas como: traumas, mudança de comportamento, timidez, baixa estima, depressão e principalmente, interferir na aprendizagem do aluno.

Através dos meios de comunicações podemos observar em todo o Mundo, diversos casos de Bullying, onde as crianças que sofriam constante pressão chegaram ao ponto de cometer suicídio, ou, como defesa, os alunos invadiram a escola em que estudavam e realizaram grandes massacres para se vingar dos agressores. Muitas vezes massacres seguidos de suicídio.
Iremos entender neste estudo, um pouco sobre como o meio onde vivemos e as relações humanas podem alterar nosso comportamento, tendo como base os estudos realizados por Henri Wallon (1992).
Este é um tema pouco discutido nas instituições escolares e em família. Vê-se a necessidade de conscientizar e sensibilizar todos os envolvidos no processo de aprendizagem e educação do aluno, para lidarem com este problema que acontece freqüentemente no ambiente escolar e familiar e que é visto como algo natural sem conseqüência para a vida da vitima."(LILIAN LUNKES FERNANDES).
" ESTE TEXTO FAZ PARTE DA INTRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE MINHA AUTORIA. PODENDO SER UTILIZADO COMO FONTE DE PESQUISA, INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO, MAIS NÃO PLAGIADO."
(Fonte de pesquisa: PCN's,LDB,ECA,Fenomêno Bullying-Cleo Fante,outros)
VEJA TAMBÉM MINHA COMUNIDADE NO ORKUT;
"BULLYNG;O OUTRO LADO DA ESCOLA"

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros